Anúncio
Rural

Assentados e quilombolas de Vitória da Conquista são cadastrados para participar de políticas públicas

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Agricultores e agricultoras familiares de assentamentos de reforma agrária e comunidades quilombolas do município de Vitória da Conquista participaram, na última semana, de atividades de inclusão dessas famílias em políticas públicas.

Foram realizados os cadastros para a emissão e renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/Pronaf), que possibilitam o acesso a outras políticas públicas importantes, para incrementar e comercializar a produção, a exemplo do Garantia-Safra e a comercialização da produção a mercados institucionais, como os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE).

Anúncio

Foram realizadas atividades nas comunidades quilombolas de Oiteiro, Lagoa Maria de Clemência, Riacho de Teófilo, Caldeirão, Manoel Antonio, Poço de Aninha, Muritiba e Sinzoca. Foram atendidos também os assentamentos Baixão, Conquista do Rio Pardo, Caldeirão e Cipó.

A agricultora familiar Magnólia Santos Ribeiro Sousa, da comunidade quilombola de Muritiba, que recebeu a DAP, destacou a disponibilidade da equipe técnica para realizar a ação: “Vai ajudar nossa comunidade. Eu recebi a minha DAP e, através desse documento tão importante para nós agricultores, eu poderei ter a oportunidade de acessar vários programas como o Pronaf, de Habitação Rural e Garantia-Safra”.

A ação, que contou ainda com o pré-cadastro de agricultores e agricultoras para o programa Garantia-Safra, foi realizada pela equipe técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no Território de Identidade Sudoeste Baiano.

Ely Tânia Sousa Santos, do Assentamento Baixão, falou que aprendeu muito com a equipe da Bahiater, durante a atividade realizada no assentamento: “A equipe explicou muito bem para nós sobre políticas públicas [para a agricultura familiar] como o Garantia-Safra, e eu nunca tinha me inscrito e acessado o seguro. Até então eu tinha muitas dúvidas e eles explicaram para mim e todas as pessoas que tinham dúvidas. Só tenho a agradecer”.

Para acessar a DAP

O agricultor ou agricultora familiar que ainda não possui a DAP, ou precisa atualizá-la, pode procurar o Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), nos 27 Territórios de Identidade, Sindicato de Trabalhadores Rurais ou a Ceplac, para fazer o cadastro.

Anúncio

Informações da SDR

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de outubro de 2021 16:07

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio